domingo, 30 de setembro de 2012

Liberdade de Expressão


Liberdade de expressão – sinônimo de livre-arbítrio de se expressar. A pergunta que me ocorre: Até onde vai meu direito de se expressar? Considero que ele se expande até onde meu direito não passa por cima do direito alheio. Revoltosos queimam pneus em ruas e avenidas reivindicando algo que da forma “socializada” não conseguem. Da teoria à prática há um longo caminho, tão extenso quanto o território do Brasil, o que é
liberdade de expressão e o que posso fazer sem ser punido de alguma forma. O direito de expressão, que é um dos 30 direitos humanos assinalado em 1945 na Declaração Universal dos Direitos Humanos, na prática, na realidade é opcional dependendo da cultura, mentalidade do país, lugar onde se vive. Ao longo da história, direitos como esse foram reivindicados com suor e sangue e tempo. E direito, até mesmo o constitucional é algo passivo de discussão. Não é à toa que amigos graduandos do curso de Direito passam cinco extensos anos debatendo e batendo cabeça do que é e o que não é direito. Todos os humanos tem liberdade de expressão. Isso na teoria. No papel. Na prática muitos sofrem com isso, em buscar seus direitos. Vemos na televisão atentados homofóbicos a passeatas gays. E irá continuar assim, até quando a humanidade pare de ser ignorante, deixe de querer ser ignorante. Pois com toda essa globalização dos meios de comunicação (salvo alguns locais do mundo de difícil acesso e emancipação e consolidação da comunicação global) o ser humano escolhe ser ignorante ou não. Ademais é de interesse do Estado ter a massa da população ignorante, pois assim sendo não há porque o governo preocupar-se com pessoas que sabem dos seus direitos e o terem reconhecidos.
Viva a Liberdade de Expressão... Palavrão não é baixo calão apenas... É uma forma de liberdade de expressão! Fora ao puritanismo de caráter demagogo! Parafraseando uma música do antigo grupo de rock - Raimundos: “ Deixa eu falar Filho da...! Expressão!”

·        Uma homenagem ao Dia da Liberdade de Expressão, 28 de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário